Capim Dourado brilha em Londres/ Golden Grass sparkles in London

TO READ THE ARTICLE IN ENGLISH, PLEASE VISIT JUNGLEDRUMSONLINE.COM

ARTIGO EM PORTUGUÊS:
Foi em uma de suas visitas ao Brasil, que Simone Pedrini conheceu e se apaixonou pelo “Capim Dourado”. Passeando em uma praia no sul do País, Simone viu expostos em um quiosque lindos brincos, colares, anéis e bolsas todos feitos a partir de um material semelhante aos fios de ouro. “Me encantei com a beleza das peças. Fui pesquisar sobre o produto, e achei ainda mais interessante toda sua origem e história”, revela Simone.


Simone em Camden Market

Trata-se da utilização de um produto totalmente orgânico produzido artesanalmente pelas comunidades de Tocantins. A planta, o “Capim Dourado” (Singhanantus sp ), nasce única e exclusivamente na região de Jalapão, em Tocantins. Depois de seco, está pronto para ser trabalhado, sem precisar de agrotóxicos ou corantes. As hastes do capim são costuradas com “fios de seda” da folha do buriti, uma espécie de palmeira também típica da região.

Pedrini é gaúcha, mora em Londres há 7 anos e trabalha há 6 anos na Inditex, um dos maiores grupos de distribuição na área de moda para grandes marcas como Zara, Massimo Dutti, Bershka entre outras. E há um ano, abriu sua loja em Camden Town, e já tem duas unidades.

“Estamos no momento focados na divulgação do produto no mercado internacional. O Capim Dourado é um sucesso no Brasil, e estamos tendo ótima aceitação aqui em Londres. Neste ano, participamos do evento Ecoluxe, em Setembro, em Londres, e todos ficaram bastante interessados por ser um lindo produto orgânico e exclusivo do Brasil”, explica Simone.

A região do Jalapão, por apresentar um solo úmido, mas ao mesmo um clima árido, é o único lugar do mundo onde cresce o Capim Dourado de forma natural. Nos demais lugares, apenas em laboratórios onde é possível criar as condições perfeitas artificialmente, explica Simone, que além de estar envolvida na área de moda há muitos anos, faz Faculdade de Bio Medicina em Londres, e teve o Capim Dourado como principal fonte de estudo.

TRADIÇÃO SECULAR
A técnica foi aprendida dos índios e dos primeiros negros da região, os escravos que fugiam para os Quilombos.
A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzidos em outras localidades da região do Jalapão.

COLHEITA CONTROLADA
O capim dourado é muito importante para os artesãos das regiões onde cresce e está protegido por leis relacionadas com a colheita e comercialização. O mesmo acontece com as folhas do buriti que, ao serem colhidas sem controle, poderiam ser extintas.

O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material “in natura” da região, somente em peças já produzidas pela comunicade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
Em 2000, foi criada a Associação Capim Dourado por um grupo de artesãs do Povoado de Mumbuca, em Mateiros, Tocantins. O objetivo da associação é manejar o capim dourado (Syngonanthus nintens), além de organizar e estimular a comercialização do artesanato, que constitui a principal fonte de renda das comunidades residentes no interior do Parque Estadual do Jalapão.

Com o Projeto Certificação do Artesanato do Povoado de Mumbuca, apoiado pelo PPP-Ecos, a associação pretende atestar a qualidade e a origem dos produtos do capim dourado, por meio do fortalecimento das técnicas produtivas dos artesãos e artesãs de Mumbuca, visando à sua melhor inserção no mercado.
Além disso, a associação pretende tornar a área em que vivem as 22 comunidades, hoje transformada em Parque Estadual, em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, como forma de manter a identidade cultural das comunidades tradicionais econtinuar promovendo a conservação do Cerrado no entorno do Parque Estadual.

EM LONDRES
O Capim Dourado, ou “Golden Grass”, como é chamado em Londres, pode ser encontrado em Camden Market, e também adquirido pelo shop online www.goldengrass.org. Os preços variam de 12 a 59 libras, dependendo do acessório. “No momento, estamos voltados apenas ao varejo. Como a produção é artesanal, por enquanto não é possível fornecer em grande escala ao atacado em um curto período de tempo”, explica Simone, que também contribui para o desenvolvimento do design e acabamento das peças.

Advertisements

About Street&Catwalk

Journalist fashion lover!
This entry was posted in Eco-Friendly designers, Ethical Designers, Ethical Fashion, Fairtrade and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Capim Dourado brilha em Londres/ Golden Grass sparkles in London

  1. Pingback: Capim dourado: o tesouro do Tocantins « Blog da Hak

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s